O início de junho traz mais um alerta em relação à situação do país em relação à pandemia: a mudança no formato de divulgação do número de vítimas da pandemia comunicado pelo Ministério da Saúde nos últimos dias. Em meio ao colapso do sistema de saúde e desejo de retomada das atividades por empresários, a restrição da divulgação de dados sobre o Covid-19 traduz também um consciente atraso na comunicação de dados à imprensa e população.
O boletim do dia 05 já assinalou estas mudanças na divulgação, comunicando somente os 1.005 óbitos das últimas 24 horas – não oferecia o número total de mortos, assim como não fornecia o número total de casos confirmados desde o início. Também foi omitido o número de casos suspeitos. Este formato contraria o modelo seguido pela maioria dos países e opinião de especialistas. Também, os números serão comunicados somente após as 22 horas (após este horário, maior parte das redações de jornais já concluiu sua edição e os principais telejornais, com maior audiência, já foram veiculados) – o que pode gerar a restrição de dados atualizados em tempo hábil para comunicação à população.
Um dia após, o Ministério Público Federal instaurou um procedimento para apurar as mudanças, estipulando 72 horas para o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, prestar esclarecimentos a respeito do novo modelo de divulgação.
A mudança pode ser uma resposta para o contexto desesperador em que estamos: o Brasil encontra-se no topo do ranking mundial de vítimas do Covid-19: terceiro com mortes acumuladas – número oficial de mais de 36 mil mortes e cerca de 676 mil infectados. Não se trata somente de uma mudança de método de contagem… A população já lida com a subnotificação, agora também com uma “subdivulgação” – podemos criar este novo termo agora?
Texto de Ana Prado
Foto em destaque: Marcio James (SemCom)
Covid: Governo deixa de informar números; Bolsonaro diz que é melhor para o país. Por FolhaPress. Disponível em: https://www.otempo.com.br/politica/covid-governo-deixa-de-informar-numeros-bolsonaro-diz-que-e-melhor-para-o-pais-1.2346645
MP dá 72h para Ministério da Saúde explicar mudança na divulgação de mortes. Por UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/06/06/mp-da-72h-para-ministerio-da-saude-explicar-mudanca-na-divulgacao-de-mortes.htm
Adicionar cometário