MUCB

Há um ano eu e outras grandes amigas, algumas já conhecidas de longa data, outras apenas no mundo virtual ou ao longo das publicações do grupo, embarcávamos nesse sonho de ciberativismo chamado Mulheres Unidas Contra Bolsonaro – MUCB!

Fizemos história nas últimas eleições sob o lema do #EleNao, criado coletivamente dentro do nosso grupo. Demos exemplo de organização, garra, luta e perseverança, pois não iríamos desistir facilmente de escolher um presidente que fosse melhor para nós mulheres, para as demais minorias e toda a população brasileira.

Fomos hostilizadas pelos bolsominions, tivemos brigas e divisões em nossa família, que até hoje não conseguimos superar. Fomos xingadas, hackeadas e até agredidas fisicamente. Fomos acusadas de sermos petistas, ciristas, marinetes, joguete da direita e da esquerda. Até dizer que éramos fakes ou que compramos outro grupo com 1 milhão de participantes fizeram. Tivemos que trocar o nome para Mulheres Unidas Com o Brasil, continuando a sigla MUCB, fomos incompreendidas por muitas e acusadas de virar de lado.

1 ano depois, olhamos pra trás e sabemos: valeu a pena! Independente de não conquistarmos o nosso objetivo de impedir a eleição do Coiso, triunfamos porque fizemos a nossa parte! Mostramos para essa sociedade machista e patriarcal que as mulheres são unidas sim! Que as mulheres podem e devem participar do debate político e que devemos sempre lutar pelo o que acreditemos ser justo e verdadeiro.

O nosso grupo continua firme e forte! Inclusive esse ano participamos do FIFDH – Festival Internacional de Filmes e Direitos Humanos, em Genebra – Suíça, além de estarmos presentes em diversas manifestações, audiências públicas e atividades em todo o Brasil e também lá fora, como o FIBRA que ocorreu esse mês em Berlim.

Como vocês podem ver, não faz parte dos nossos planos parar o movimento que começamos, até porque antes do #EleNao, muitas de nós já estávamos na luta feminista, política, sindical, estudantil, familiar, profissional e etc., ser mulher é estar em luta constante. Por isso estamos em busca de institucionalizar o grupo, com a fundação de uma associação, mas é um caminho longo que ainda está sendo construído, pois somos mulheres atuantes e suprapartidárias, sem qualquer financiamento público ou privado.

Hoje 30/08/2019 o nosso grupo completa um ano de existência. Temos total consciência da importância dele na vida de milhões de mulheres brasileiras e também estrangeiras, pois sabemos que somos motivo de inspiração. Tal fato é demonstrado no respeito que a imprensa internacional tem pela nossa causa, inclusive esta semana fomos capa do Le Monde e até aparecemos no print no Jornal Nacional. Inclusive somos parceiras de vários coletivos surgidos após o nosso, o que nos enche de orgulho e motivação!

Foi há um ano, mas parece que foi ontem! Apesar do volume de movimentações darem a impressão de estarmos há muitos anos em atividade, sabemos que o nosso grupo tem muito que amadurecer e evoluir. Não foi fácil! Rimos e choramos, pensamos em desistir diversas vezes. Algumas moderadoras e administradoras nos deixaram por motivos diferentes, algumas se desagradaram, outras novas chegaram pra somar e nos tornamos grandes amigas! Muitas membras chegaram, outras também saíram, faz parte!

O mais importante de tudo nesse ano é que não deixamos a chama se apagar! Entramos para os livros de história, tenham certeza! A primavera das mulheres brasileiras desabrochou e chamou atenção de todo o mundo sobre o perigo que eleger alguém como o Bozo significava! Agora podemos erguer as nossas cabeças com a consciência tranquila de que fizemos a nossa parte! Nós avisamos! Cabe agora ao resto da população, que ainda não aderiu ao #EleNao, cair em si, já que #EleNaoNosRepresenta!!!

Só temos a agradecer a cada membra, moderadora e administradora que passou por nós, deixou muitas contribuições, e também as que ficaram até hoje, sem vocês nada seria possível! Eu Ludimilla Teixeira não me canso de repetir que só risquei o fósforo do barril de pólvora da indignação feminina coletiva, todo o movimento que aconteceu depois foi vocês que fizeram!

Como dizia meu conterrâneo Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade.”

Parabéns para nós!!!! Vida longa ao MUCB!!! Amo vocês!!!

É sábado!!! 1 Aniversário do MUCB, comemoração em Salvador-BA, mas pode ocorrer em outras cidades também. Aqui estaremos no Casarao Filhosdejorge, não percam!!!

Att.

Ludimilla Teixeira 
Criadora do MUCB e uma das administradoras do grupo

#MucbUmAno
#AniversarioDoMucb
#MucbDepoimentos
#VoceFazParteDisso
#Mucb
#MucbVive

Adicionar cometário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .