MUCB

Manuela d’Ávila

Manuela Pinto Vieira d’Ávila (Porto Alegre, 18 de agosto de 1981) é uma jornalista e política brasileira, filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015 e líder de seu partido na Câmara dos Deputados, em 2013. Exerce atualmente o mandato de deputada estadual em seu estado.


Foto: Facebook

Natural de Porto Alegre, começou sua carreira política no movimento estudantil e depois ingressou na política partidária. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre, eleita em 2004. Foi eleita deputada federal em 2006 e reeleita em 2010, alcançando recordes de votação

É casada com o cantor Duca Leindecker, líder da banda Cidadão Quem. Em 25 de fevereiro de 2015, anunciou, em sua página pessoal no Facebook, que esperava um filho de Duca. Sua primeira filha nasceu em 27 de agosto de 2015 e recebeu o nome Laura

Em agosto de 2018, Manuela desistiu da candidatura própria para que o PCdoB fizesse aliança com o PT, encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva. Em 11 de setembro de 2018, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de indeferir a candidatura de Lula, com base na Lei da Ficha Limpa, o PT oficializou a candidatura de Fernando Haddad à Presidência e de Manuela d’Ávila a vice-presidente.

Durante os meses de setembro e outubro, Manuela foi alvo de inúmeras notícias falsas e fotomontagens. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a retirada de 33 notícias falsas postadas no Facebook contra Manuela, pedindo que a rede social forneça dados para identificação dos autores.

Adicionar cometário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .