MUCB

“Só me deram mais força, eu conheci outro mundo. Eu conheci outras mulheres que, assim como eu, estão ali devido ao país que a gente vive: racista, machista, opressor”, declarou Preta Ferreira ao sair do presídio

Imagem: Mídia Ninja

No dia 10 de outubro, Janice Ferreira e o irmão Sidney conseguiram habeas corpus do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) após 100 dias presos sob acusações frágeis de envolvimento em irregularidades na ocupação do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu.

Após o desabamento do prédio, que abrigava cerca de 150 famílias, ocorrido em 1º de maio de 2018, Preta e Sidney, integrantes do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC) e filhos da coordenadora da Frente por Moradia (FLM), Carmem Ferreira da Silva, foram envolvidos nas investigações a respeito de cobrança indevida de aluguel na ocupação.

Neste mês foi finalmente reconhecido por desembargadores que havia inconsistências nas prisões dos irmãos. Primeiro, porque a ocupação era gerida por outro movimento, não havendo ligação do MSTC com a administração do espaço. Outro ponto a favor dos ativistas é que as acusações faziam parte de um processo em que Carmen Ferreira, mãe dos ativistas, havia sido inocentada anteriormente. O MSTC e outros movimentos sociais denunciam a prisão como política, também transformada em uma cruzada contra as lideranças sociais.

“Eu tô livre, eu sou inocente, eu não fiz nada, Deus é justo. Agora, vamos trabalhar para provar a minha inocência e a dos demais. Não vão revidar com os movimentos de moradia. A gente precisa de moradia. Ninguém ocupa porque quer, ocupa porque há necessidade. […] Eu tô livre e minha bandeira é essa aqui: Movimento dos Sem Tetos do Centro. Eu sou inocente”, disse Preta ao sair do presídio, muito emocionada.

Texto por Ana Prado

Fontes e links:

Preta Ferreira, Sidnei e Maria do Planalto obtêm habeas corpus na Justiça. Por Rodrigo Gomes. Rede Brasil Atual. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/10/preta-sidnei-habeas-corpus/.

Justiça concede habeas corpus para ativista Preta Ferreira. Por Gabriel Croquer. https://noticias.r7.com/sao-paulo/justica-de-sp-concede-habeas-corpus-para-ativista-preta-ferreira-10102019

Preta Ferreira sai da prisão após concessão de habeas corpus. Por Giovanna Galvani. https://www.cartacapital.com.br/sociedade/preta-ferreira-sai-da-prisao-apos-concessao-de-habeas-corpus/

Adicionar cometário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .