MUCB: Somos mulheres, somos plurais, somos resistência e democracia.
Nada é mais potente do que a voz de uma mulher! Agora multiplique essa voz e dê a ela motivos para erguer bandeiras de luta como a igualdade de direitos, liberdade de expressão, respeito ao gênero, às escolhas onde roupas e corpos são livres assim como a sexualidade feminina. Dê a ela um local seguro de fala onde possa se expressar, dialogar, se afirmar, lutar! Dê a ela AMOR e segurança para voar!
Foi pensando assim que surgiu a ideia de criar um ambiente seguro onde nós mulheres pudéssemos debater e trocar ideias. Lugar de acolhimento e não de julgamento. Lugar de aceitação e de fala. Lugar onde ninguém é mais que ninguém. Lugar onde podemos somar, abraçar, ajudar! Lugar virtual que se tornou realidade e foi às ruas lutar pela democracia de um país inteiro. Somos o Grupo Mulheres Unidas Contra Bolsonaro (MUCB).
Nascemos do fruto concebido por uma guerreira negra e nordestina que nunca viveu sequer um minuto em zona de conforto e teve a iniciativa de criar um grupo somente de mulheres e reuni-las no Facebook. A necessidade de ampliar o debate democrático e agregar vozes femininas, independente de cor, religião, classe e orientação sexual foram a tônica inicial.
Dessa força e sentimento de união e sororidade, no dia 30 de agosto de 2018, foi criado o MUCB. Dotado por um firme posicionamento APARTIDÁRIO e destinado à união das mulheres de todo o Brasil (inclusive às irmãs que vivem além mar) contra o avanço e o fortalecimento do machismo, da misoginia, do racismo, da homofobia e outros tipos de preconceito, nascemos!
Fizemos história nestas eleições presidenciais e seremos oposição e resistência a este governo fascista e opressor. A voz de quase 4 milhões de mulheres saiu das redes sociais e tomou as ruas, os guetos, os quilombos, os assentamentos e as terras indígenas. É tempo de união! Seguimos sob o lema do #EleNÃO porque este presidente não nos representa e juntas não largaremos as mãos de ninguém.
É preciso que cada uma das membras, moderadoras e administradoras que seguem no grupo tenham muito claro a importância de trajetória e do caminho trilhado para chegarmos até aqui. Foram cometidos erros e acertos, vivemos tristezas e alegrias, sorrimos e também choramos.
O MUCB é formado por um coletivo de mulheres comprometidas e engajadas com a causa e tudo que envolve o ser feminino, que em sua grande maioria trabalha, tem família com maridos, companheiras, filhos – há uma vida inteira do outro lado da tela do computador. O trabalho dentro no “nosso universo virtual” é completamente voluntário, ou seja, não há patrocínio nem vínculo e nem compromisso com nenhum partido político.
Somos LIVRES! Não somos fraquejadas! Esse papel não nos cabe. Somos sim protagonistas da nossa própria história e não daremos sequer um dia de trégua aqueles que querem cercear a nossa voz e cercear nossos direitos!
Novos rumos do MUCB: nasce um novo partido político. Tudo no MUCB é definido de forma democrática. Esse é nosso lema desde o início. Damos voz, ouvimos e aí definimos juntas novos voos e novas estratégias de trabalho. Passada a eleição e a ressaca emocional, começamos a refletir sobre quais seriam os rumos do nosso grupo.
Foi então que disponibilizamos uma enquete sobre o futuro do MUCB: fundar uma associação, uma ONG ou um novo partido? A referida enquete ficou disponível no grupo de 30/10 a 18/11 e as membras tiveram oportunidade de debate e escolha.
Com um total de 16.711 votos, a maioria das mulheres optou pela fundação de um NOVO PARTIDO POLÍTICO formado em sua maioria por mulheres, respeitando os requisitos legais para tal, com intuito de concretizar a participação da representação feminina consciente nas decisões políticas desse país.
Atualmente o Brasil ocupa 161º posição no ranking de presença feminina no Poder Executivo, dentre os 186 países analisados pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI 2018). Vislumbramos assim, uma representação feminina na política muito aquém do desejado.
Diante deste cenário que nos atormenta pelas ameaças às nossas conquistas e direitos, a fundação de um novo partido político é o momento para nos reafirmarmos enquanto seres políticos e sujeitos de direito. Esta é uma grande oportunidade de união e de reconhecimento da nossa força!
Importante ainda reforçar que muitas de nós aqui no MUCB são filiadas a partidos políticos, o que nada impede a participação dentro do grupo independente de filiação ao novo partido ou não. Manteremos nossa convicção de que nossa pluralidade será nosso maior aliado.
No momento, o MUCB define as bases do partido, pautas e reivindicações políticas pelas quais a militância feminina lutará. São e serão temas discutidos no grupo:
• Reforma Trabalhista
• Reforma da Previdência
• Reforma Tributária
• Reforma Política
• Participação Feminina na Política e na Sociedade
• A importância do Feminismo e do Estado Laico
• Racismo, Homofobia, Misoginia e outros preconceitos
• Violência contra Mulheres, Crianças, Idosos, Pessoas com Deficiência e LGBTQ+
• Políticas de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança, entre outras.